" As Práticas Usadas por um Bom Educador"
Lendo estudos de Paulo Freire,onde o mesmo,utilizou a prática de alfabetização em adultos na região de Angica(RN) formando assim,300 cortadores de cana em apenas 45 dias,isso porque o processo se deu em 40hs de aula e sem cartilha. Para ele a cartilha era fruto de um sistema tradicional e ferramentas no ensino da leitura escrita ultrapassadas. A cartilha utilizada era aquele método de repetição de palavras soltas ou de frases criadas de forma forçosa comumente denominando-se linguagem de cartilha.
Adotando medidas importantes como método de educação como:
- Etapa de Investigação: Temas em palavras significativas entre professor e aluno;
- Etapa de Tematização: Tomada de consciência do mundo através de analise dos significados sociais dos temas e palavras;
- Etapa de Problematização: Incentiva o aluno a superar a visão e critica do mundo para uma postura conscientizada.
Formando assim pensadores alfabetizados arrumando palavras e divisão silábica em que o convívio social está impregnado em suas conversas,por exemplo, vocabulários ou frases que se destacam em seu vicio de linguagem.
O educador posteriormente citou obras relatando e defendendo a importância da independência e autonomia na formação do educador quanto ao educando. A educação para Paulo Freire se resume a um processo humanizante,social,ético,cultural,portanto,deixando um legado,afirmando e priorizando o dialogo e respeito mutuo entre professor e aluno.
Método Paulo Freire:
"alfabetização pela conscientização"
Ladjane Aragão da Costa Lopes
Graduando em Letras,Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE)

Nenhum comentário:
Postar um comentário