O professor deve incentivar uma relação aberta entre a escola e a família, pois o aluno e seus pais/responsáveis necessitam desse contato para se sentirem valorizados, além de perceberem que o processo educativo é feito com contribuições desses dois lados.
Quando se trabalha a cidadania, promove-se valores que ajudam o educando a se moldar enquanto pessoa. Com isso, desmistificar que a educação serve para classificar, e sim para formar um sujeito que identifique que as relações do mundo são pautadas em sentimentos, sejam eles bons ou ruins; em dúvidas ou certezas, em inquietações próprias do ser humano que devem ser valorizadas. Muito se vê falar em exercício da cidadania, pouco se faz para garantir que as próprias crianças sejam, desde já, cidadãs comprometidas com a formação de um mundo mais justo e melhor.
Nas práticas de sala de aula, o bom professor deve estimular os alunos a exercitarem a sua cidadania, levando-os a agir de forma correta, pensando em seus atos, sendo responsáveis com a vida no planeta e do planeta, com a preservação do meio que estão inseridos, com a educação e o respeito na vida cotidiana, valorizando a pluralidade cultural , exercendo controle sobre sua liberdade e preocupando-se com o bem-estar do outro. Desse modo, podemos destacar valores humanos que devem ser estimulados no contexto escolar, como tolerância, a solidariedade e o respeito às diversidades, sejam elas culturais, pessoais ou sociais.
O bom professor é aquele que não se atem em ser conteudista , mas que promove a circulação do conhecimento, que aguça a curiosidade, que proporciona a reflexão, abrindo espaço para o diálogo saudável, para a troca de informações, propondo que cada sujeito envolvido no processo deixe sua opinião.
Com isso, permitimos que os alunos cresçam enquanto pessoas e enquanto profissionais. Que sintam as necessidade do mundo enquanto humanidade e planeta. Que sintam que somos responsáveis para que tudo corra bem, para que as coisas aconteçam de forma organizada e planejada, visando o crescimento social do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário